Você sabia que existe uma incrível conexão entre o Cérebro e Intestino? Sim, isso mesmo.
Estar vivo é receber informações do mundo e dos tecidos do corpo, tomar decisões, e enviar de volta informações e ordens para estes tecidos. Entretanto, nem sempre estamos conscientes das informações e ações que tomamos.
Estudos de biologia já comprovaram que o nosso comportamento nem sempre é consciente, o nosso intestino exerce uma grande influência sobre o nosso cérebro e a maneira como agimos.
Quer saber mais sobre como funciona a relação entre o cérebro e o intestino? Continue lendo esse artigo que nós vamos te explicar.
A Psicologia Biológica ou Psicobiologia é o estudo científico das ligações entre processos biológicos que podem ser genéticos, neurais, hormonais, sistema digestivo e aspectos psicológicos. E assim através de diversas pesquisas foram descobertos relações entre o sistema digestivo e o cérebro.
A princípio, a relação entre o cérebro e o intestino está diretamente ligada ao apetite e energia, emoções e atitudes, reação ao estresse, aprendizado e memória.
O intestino possui uma conexão com o cérebro pois está diretamente ligado com o encéfalo através do nervo vago. O intestino exerce muita influência no nosso humor do dia a dia.
Então sabe aquela sensação de ficar irritado por ficar um tempo sem comer? Não é frescura. É apenas o seu intestino querendo que você supra essa necessidade o mais rápido possível.
Eis que surge a importância da Microbiota Intestinal, os microorganismos presentes na microbiota intestinal também influenciam em nossas decisões. Assim, cuidar da microbiota também é uma forma de combater o estresse.
Aliás veja nosso artigo sobre Microbiota Intestinal.
Sabe-se que o sistema digestivo também produz neurotransmissores. Aproximadamente 90% da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, prazer e felicidade, é produzida e liberada pelo intestino.
Ou seja, as bactérias presentes no sistema digestivo influenciam em distúrbios neurais e condições psicológicas, como depressão e a ansiedade.
Recentemente, pesquisadores encontraram relações entre inflamações no intestino e pessoas com depressão. Sabe-se que 35% das pessoas depressivas possuem alguma inflamação no intestino. Isso pode ser devido ao fato de que os micro-organismos que ajudam a manter a camada de muco protegida no intestino estão em falta.
Além disso, um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, mostrou que os lactobacilos, bactéria probiótica encontrada no iogurte, ou de forma manipulada, regulam as bactérias presentes no intestino.
Enfim, continue acompanhando o blog da Clínica Ethos para obter mais informações sobre a área da saúde.