Você sente dor nos músculos? Cuidado, pode ser a Síndrome de Dor Miofascial.
A Síndrome Dolorosa Miofascial provoca dor no tecido que envolve os órgãos, os músculos. Conheça o que é, e os tratamentos nesse conteúdo do blog da Clínica Ethos.
A Dor Miofascial é uma síndrome na qual os músculos eles ficam cronicamente inflamados por terem um estado de contração que não soltam. O músculo precisa contrair e relaxar, pois, se o músculo estiver contraído continuamente, o sangue não passa por dentro do músculo.
Assim, o sangue não consegue lavar as toxinas desse músculo. Quando o músculo está contraído ele está quebrando substâncias para produzir a contração. Por essas razões o músculo dói o tempo todo.
Geralmente, o que causa é o estresse e pressão excessiva sobre o músculo, como movimentos repetitivos, condicionamento físico, postura errada, estresse emocional e até mesmo roupas apertadas.
Com a acumulação das toxinas, o músculo vai ficar inflamado. E esse estado de inflamação crônica que o músculo está passando, é o que conhecemos como a Síndrome Dolorosa Miofascial.
A Dor Lombar, as dores nos ombros podem ter relação com a Síndrome Dolorosa Miosfascial pois são disfunções multifatoriais, pois ela pode ser causada por diversos fatores.
Confira nosso outro artigo sobre Dor Lombar.
O diagnóstico desta síndrome é essencialmente clínico. Deste modo, alguns pesquisadores estabeleceram componentes que podem ser utilizados como critério diagnóstico, que são:
Embora estes critérios sejam os principais, existem outros menores que também são utilizados no diagnóstico. São eles:
A princípio, a melhor maneira de tratar é com terapia física. Na fisioterapia acontece a desativação manual de pontos negativos com os dedos ou com os cotovelos.
Ou até mesmo com agulhas quebrando as fibras do músculo espetando várias vezes para poder quebrar e soltar o músculo. E é dessa maneira que o fisioterapeuta trabalha a Dor Miofascial.
Então, procure uma clínica com médicos especialistas para fazer o tratamento adequado da Dor Miofascial.
Você pode entrar em contato com a Clínica Ethos.
Enfim, continue acompanhando o blog da Clínica Ethos para obter mais informações sobre a área da saúde.