Um assunto atual e bastante discutido: Coronavírus no Brasil.
Em 11 de março de 2020 a OMS declarou Pandemia dessa nova doença. Em resumo, uma pandemia é quando um caso de doença não está isolado em um só lugar, ele já se espalhou em diversas regiões e países.
Dessa maneira, é o que acontece com o Coronavírus que até o momento está espalhado em 114 países e o Coronavírus já está no Brasil.
Em vista disso, nesse artigo você vai saber mais sobre o vírus, os sintomas e como se prevenir.
A princípio, sabe-se que em Wuhan na China, surtos de pneumonia surgiram em Dezembro de 2019, porém não conheciam o que exatamente estava infectando as pessoas.
E em 31 de Dezembro de 2019, a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu alerta sobre esses casos.
Então no dia 1° de Janeiro de 2020 foi anunciado que a infecção tinha começado em um mercado de frutos do mar, que foi imediatamente fechado. Esse mercado não vendia apenas frutos do mar, mas também vendia carne de cachorro, camelo, avestruz, escorpião, cobra, morcego e outros animais.
Acontece que muitos desses animais eram vendidos ainda vivos e alguns deles eram portadores desse vírus. Mas ninguém sabe qual animal transmitiu.
Biologicamente falando, existem vírus e bactérias que se hospedam em animais mas não causam nenhum dano. Entretanto, esse microorganismo pode infectar os seres humanos que tem contato com os animais e ser muito danoso. E esse foi o caso do Coronavírus.
Assim, em 9 de janeiro foi confirmada que a Pneumonia era causada por um vírus chamado de Coronavírus, o 2019-NcOV (Novo COrona Virus).
Em síntese, não é apenas um vírus, mas sim um conjunto de vírus. Inclusive, é muito parecido com um resfriado ou gripe, porém é extremamente comum que um vírus sofra mutações e adquira características mais agressivas e perigosas. O coronavírus já sofreu mutações antes causando doenças como a SARS e MERS.
Os sintomas do 2019-NcOV são típicos de doenças respiratórias.
Porém, com a mutação, o vírus pode gerar novas complicações como:
Período de Incubação: Quando o vírus se instala no corpo, o organismo tende a levar um tempo para começar a manifestar os sintomas da doença.
E no caso do Coronavírus pode levar de 2 dias a 2 semanas.
A taxa de mortalidade dessa nova doença não é tão alta, mas não se sabe qual vai ser a relação com ele no futuro.
Aliás, os grupos de riscos são crianças pequenas, idosos, e pessoas com baixa imunidade.
Em 20 de Janeiro de 2019 foi comprovado que o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Ou seja, quem ficar perto de uma pessoa infectada pode ficar contaminado porque essa transmissão através do ar, por tosse ou espirro. E até mesmo por apertos de mão.
Inclusive, também pode ser transmito se você tocar em um objeto ou superfície contaminada e depois encostar a mão nos olhos, no nariz ou na boca.
Aqui estão alguns cuidados para a prevenção:
Procure um médico se você já tiver tido o contato com alguém diagnosticado com o Coronavírus ou se você viajou para fora do País e está com os sintomas.